quinta-feira, 16 de junho de 2011

TRICO A MÁQUINA

Era para ser um  casaco diferente, longo, com folga nos quadris e ao mesmo tempo charmoso. O resultado não foi o esperado, mas valeu a tentativa. A mistura de tricô à máquina com os acabamentos  em crochê deram um toque extra ao projeto. O detalhe das costas é pregado pelo avesso, diferenciando o ponto tricô do ponto meia e fazendo esse efeito de baixo relevo. 
Mesmo usando 4 fios juntos 2/28, não ficou grosso o suficiente para fazer entender um trabalho manual.

terça-feira, 14 de junho de 2011

CROCHÊ: CASACO ESPIRAL

 Copiar receitas a partir de gráficos de revistas nem sempre é fácil, tive um pouco de dificuldade para este projeto, talvez porque minha pouca experiencia não me ajude a decifrar todos os códigos ou entrelinhas dos textos ou porque a explicação não seja assim tão simples. O fato é que seguir a risca as instruções não te leva a lugar algum. É preciso um pouco mais de astúcia, diria, ou ser exímia arteira em crochê (não é meu caso, com certeza).
Mas... tentei, fiz, desmanchei, refiz, e o resultado é esse, gostei. Mudaria algo aqui e ali, mas dei por terminado e ponto! Quem sabe uma próxima vez... se houver.
Deixo aqui uma cópia da receita e gráfico do casaco, publicado na revista Crochê Passo a passo, edição nº8. Estou certa que as crocheteiras de plantão vão fazer melhor que eu e acertar o modelito.
Ah.... não coloquei foto do modelo da revista... mas se alguém se interessar poderei posta-la.

Besotes!




quinta-feira, 9 de junho de 2011

MISTURANDO TUDO

Uma peça única com múltiplos usos!

Uma idéia aqui, um projeto alí, misturando as receitas os motivos vão se desenhando. Gosto muito desses cordões de crochê, normalmente são apresentados em fio de linha de algodão, mas como moro em lugar frio é fácil usar um destes. É para ser divertido e com criatividade tudo pode mudar. A fita pode ser trocada, a flor não é fixa, presa com alfinete as variações de uso são muitas e também a troca das cores.
Usei fio de lã Molet (baratinha) e agulha 3mm. O pap da flor está no post anterior.

Se gostou de algum trabalho e quer mais informações de como fazer ou mesmo fazer uma encomenda deixe seu comentário ou escreva: hechoamano.val@gmail.com

quinta-feira, 2 de junho de 2011

PAP Flor de Crochê

Adoro flores, e se posso confecciona-las então... hummm. muito bom. Já testei várias receitas em crochê e a que mais gosto aprendi pelo blog da Lindinha: agulhascoloridas.blogspot.com, e peço licença a ela para copiar aqui seu PAP (ou visite seu blog).

- Inicie com 40 corr, conte 6 corr para virar e faça um ponto alto na 7º corr.










Pule 1 corr faça mais um ponto alto, 1 corr e um ponto alto no mesmo lugar. Faça assim até que termine a carreira;













  

 

Suba com 3 corr e inicie a segunda carreira fazendo 1 ponto alto, 2 corr, 2 pontos altos na correntinha da carreira anterior. Na correntinha seguinte 2 pontos altos, 2 corr, 2 pontos altos
Repetir até o final da carreira.

















Suba com 3 corr e faça 7 pontos altos nas 2 corr da carreira anterior, depois um ponto baixo entre o "V" que se formou na carreira anterior.


Faça mais 8 pontos altos na correntinha seguinte e um ponto baixo e repita isso até o final desta carreira. Terminando a carreira arremate o fio (deixo sempre uma sobra para costurar).



Começe a enrolar o trabalho de forma que va formando a rosinha sempre cuidando para ficar bem retinho embaixo. Terminando de enrolar costure com uns pontinhos a florzinha embaixo para ela não se desmanchar.
Faça pontinhos bem firmes

Você pode enrolar pelo direito ou pelo avesso, a rosinha fica mais repolhuda ou mais aberta.












DICA: Quando uso fios mais grossos (agulha 2,5 ou 3mm) não faço a primeira carreira. Sigo direto com o "V" de 2 ptos altos e a última carreira faço 6 ptos altos. A flor fica menos cônica e mais fácil para aplicar em cachecóis, prender echarpes, decorar blusas, etc.