Revirando meu baú de trabalhos encontrei a foto desta blusa em tricô à máquina que fiz faz alguns anos e que venho repetindo sempre, já fiz azul marinho, branca, bege... é uma delicia para aquecer o inverno. Minha máquina de trico é simples, a frontura para fazer tecido duplo ou sanfonado duplo está quebrada, então tudo o que consigo fazer nela são trabalhos com somente as agulhas da frente, ou seja, quando quero sanfonar tenho que deixar uma agulha vazia. Mesmo assim insisti que queria uma blusa tipo "cacharrel" e seguindo a ideia de pala para casaquinho de bebê fui tecendo as partes. Note que para a pala coloco a frente, costas e mangas e arremato já fazendo o punho da gola. O caimento é ótimo e o efeito bem diferente das blusas tradicionais.
Besotessss
Receita blusa sanfonada - tam 42 - fio 2/28 - (3 fios juntos para industrial)
Inicio: 140 pt / agulhas
Comece com 30 carr sanfona 5
x 1 reg 3, dobre sem desfazer a sanfona 5x1 e continue em reg 5 por 136 carr
Cava:
arrematar 5 pontos
Passar
para 2 x1, a 50 carr reg 4 colocar em suspenso para decote (4agulhas de uma lado, faz a carr e repetir do outro lado) até 60 carr. Tirar da máquina com fio de outra cor.
Repetir o mesmo processo para as costas.
Cava das costas: arrematar 5 pontos.
Passar
para 2 x1, a 50 carr reg 4 colocar em suspenso para decote (4agulhas de
uma lado, faz a carr e repetir do outro lado) até 80
carr. Tirar da máquina com fio de outra cor.
Mangas: 66 pontos reg 2 – 2x1 = 40 carr – passar para
5 x 1
Aumentar 1 x 10 carr até 150 carr
A 60 carr deixar em suspenso um lado até 80
carr. Tirar da máquina com fio de outra cor.
Arremate final: colocar de volta todas as peças frente, manga, costa, manga, sendo 3 ptos juntos em uma agulha, pular outra e 3ptos juntos novamente até o final.